A masculinidade e os cuidados com a saúde

A campanha “Novembro Azul” tem como objetivo alertar sobre os cuidados com a saúde masculina e a necessidade de realização de exames para diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer – INCA, o câncer de próstata é considerado uma doença da terceira idade, tendo em vista que mais de 75% dos casos detectados no mundo referem-se ao surgimento após 65 anos e, considerando que a expectativa de vida do homem ao nascer ultrapassa os 73 anos, conforme o IBGE, verifica-se uma elevação dos casos.

Todavia há fatores genéticos que elevam o nível de atenção do público masculino em relação a esse tipo de câncer, por conta de histórico em pai ou irmão, antes da idade de 50 anos. Entre outros, há também o risco atinente ao excesso de gordura corporal e os casos de exposição a determinadas substâncias químicas.

Assim, considerando a necessidade da população masculina cuidar de si, tendo em vista a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer vamos desenvolver nossa apresentação com base em relatos de pesquisa da área da psicologia. Nossa perspectiva diz respeito à construção da masculinidade, a partir dos conceitos de potência e invulnerabilidade, associados à ausência dos devidos cuidados com a saúde.

Dr. João Palma Filho
Psicólogo – CRP 146.528

Este artigo foi publicado no Jornal Regional News.

Total Page Visits: 836 - Today Page Visits: 1
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook
Facebook
YouTube
Instagram
Open chat
1
Olá! Agradecemos por estar aqui. Como podemos te ajudar?