Alguns cuidados nas relações interpessoais- parte 4

Vamos falar sobre o tema sinceridade nas relações interpessoais.

Algumas pessoas se perguntam na clínica: será que agi corretamente? A resposta vai surgindo ao longo do tratamento. Se está em dúvida é porque entende que poderia mudar a atitude. Mas algo deve ficar bem claro. Uma coisa é sinceridade e isso não pode ser confundido com agressividade. O estabelecimento de uma relação interpessoal saudável não desobriga a presença da sinceridade, mas impede a violência disfarçada sob qualquer rótulo.

A linguagem assertiva situa-se justamente na relação interpessoal, quando se consegue comunicar um pensamento, porque aprendeu a dosar as palavras adequadas de modo a dizer o que pensa, sem cometer abusos. Observa-se, na clínica, em algumas oportunidades, pessoas com posturas distintas. Uma, refere-se àquele que teme ferir o outro com suas palavras, cala-se e sofre com isso, gostaria de dizer o que pensa, mas não sabe como fazer.

Outra, diz respeito à pessoa que se diz sincera, na verdade é agressiva e consegue criar um clima de antipatia, não está minimamente preocupada com o que o outro pensa. Tanto numa postura, quanto na outra, o trabalho se refere ao emprego de uma linguagem mais assertiva, adequada, de modo a ser sincero nos relacionamentos interpessoais.

Dr. João Palma Filho
Psicólogo – CRP 146.528
Matéria publicada na edição n°1521 do jornal Regional News

Total Page Visits: 607 - Today Page Visits: 3
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook
Facebook
YouTube
Instagram
Open chat
1
Olá! Agradecemos por estar aqui. Como podemos te ajudar?