Ansiedade, gestão de tempo e planejamento na vida pessoal

A ansiedade pode decorrer, entre outros motivos, de uma falta de gestão de tempo e de planejamento. É bem verdade que há situações emocionais desorganizadoras das atividades, podendo interferir até na vida profissional. Nesses casos, é necessário buscar auxílio da
psicoterapia com o propósito de não provocar prejuízos no trabalho. Por exemplo, o esgotamento em razão de uma profunda questão emocional pode afetar o sono, levando ao comprometimento da memória de curto prazo e prejudicando o cumprimento dos prazos na realização das tarefas.

Há também os casos de autossabotagem, quando os atrasos registram prejuízos frequentes no cotidiano. Aqui, estamos nos referindo à falta de planejamento de tarefas da vida pessoal, que prejudicam o sentimento de autoconfiança e aumentam a ansiedade. Assim, o planejamento de atividades, com um gerenciamento adequado do tempo, propicia ver-se de maneira mais segura para o enfrentamento de atividades mais complexas, com menos ansiedade. Contudo, a administração do tempo e o planejamento somente terão sentido se assumirem um caráter de valor pessoal e reconhecendo-se como importantes aliados na elevação da autoestima.

Dr. João Palma Filho
Psicólogo – CRP 146.528
Publicado no jornal Regional News, edição n°1638

Total Page Visits: 381 - Today Page Visits: 3
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook
Facebook
YouTube
Instagram
Open chat
1
Olá! Agradecemos por estar aqui. Como podemos te ajudar?