O cuidado de pessoas com doenças crônicas

No Hospital Espírita Fabiano de Cristo, desenvolvemos uma inovação no tratamento de pessoas com câncer. Trata-se do grupo de psicoterapia para cuidadores informais denominado “Caminhando Juntos”. Nas reuniões semanais, trabalhamos com medidas simples que colaboram para trazer conforto à pessoa doente, principalmente quando se agrava, levando à fase terminal e tem a ver com o caminho compartilhado, união, laços positivos fortalecidos ao longo do tempo.

Então, lembramos aqui providências que podem servir de alento nesses momentos difíceis: manter conversas buscando as histórias em família, aquelas histórias positivas, que trazem alegria ao ambiente; compartilhar fotografias que despertem sentimentos positivos fazendo com que a pessoa doente se sinta querida; trazer visitas que tenham um significado especial e bem estar; lembrar o quanto a pessoa é amada naquela família; permitir fluir momentos de atenção ao outro, deixando os afazeres para investir na relação interpessoal. Interessante que essas providências são facilmente compreendidas por muitas famílias.

São possibilidades, sementes em solo fértil, porque faz emergir uma dinâmica familiar, cuja qualidade das relações interpessoais, constituídas ao longo do tempo, favorecem compreender e ampliar o conforto para diminuir o sofrimento do outro.

Dr. João Palma Filho
Psicólogo – CRP 146.528

Matéria publicada no jornal Regional News, edição n°1581

Total Page Visits: 458 - Today Page Visits: 2
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook
Facebook
YouTube
Instagram
Open chat
1
Olá! Agradecemos por estar aqui. Como podemos te ajudar?