O luto antecipatório em familiares de pessoas com câncer

O luto antecipatório é um fenômeno complexo que afeta muitos familiares de pessoas com câncer. Essa forma de luto ocorre quando os entes queridos começam a enfrentar o processo de perda antes mesmo da morte do paciente. Para essas famílias, a jornada do câncer muitas vezes é marcada por incerteza, medo e ansiedade. Desde o momento do diagnóstico, eles podem começar a antecipar a perda, lidando com uma mistura de emoções, que incluem tristeza, raiva, negação e desamparo.

O luto antecipatório pode ser especialmente desafiador, pois os familiares se veem equilibrando a esperança pela recuperação do ente querido com a preparação para o inevitável. Eles podem experimentar um senso de desamparo ao testemunhar o sofrimento do paciente e se sentir impotentes para ajudar. Além disso, a necessidade de tomar decisões difíceis relacionadas ao tratamento e cuidado do paciente pode aumentar o estresse emocional.

É importante que os familiares recebam apoio durante esse período difícil. O suporte emocional, tanto de profissionais de saúde quanto de outros familiares e amigos, pode ajudar a aliviar o fardo emocional e proporcionar conforto. Grupos de apoio e terapia também podem ser recursos valiosos para compartilhar experiências e emoções com pessoas que entendem o que estão passando.

Portanto, o luto antecipatório em familiares de pessoas com câncer é um processo desafiador que requer compaixão, apoio e compreensão por parte da comunidade e dos profissionais de saúde.

Ligia Guilhermina da Silva

Psicóloga e Responsável Técnica HEFC

CRP 06/125146

Total Page Visits: 333 - Today Page Visits: 4
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook
Facebook
YouTube
Instagram
Open chat
1
Olá! Agradecemos por estar aqui. Como podemos te ajudar?