Aspectos psicológicos para prevenção do câncer

Anualmente é realizada a campanha “Outubro Rosa” com o objetivo de alertar sobre a necessidade de providências para prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, que será assunto de nossos próximos textos. Lembramos, por oportuno, que devem integrar o quadro de atenção para diagnóstico precoce de câncer: ovário, corpo de útero e colo de útero.

Conforme o Instituto Nacional do Câncer – INCA, anualmente, o câncer de mama corresponde a 29,7% de todos os novos casos de câncer detectados em mulheres, com evoluções diferentes, alguns mais rapidamente do que outros, a depender das características de cada tipo de câncer de mama. Ao ser detectado precocemente, isso promove um tratamento adequado, com melhores condições de cura, então, as medidas gerais propostas à população tem como objetivo a prevenção, considerando, também, os fatores que podem levar à doença, bem como disponibilizar a realização de exames em pessoas que não têm diagnóstico de câncer.

Nossos comentários serão orientados pelas questões psicológicas que favorecem a adoção de medidas para prevenção do câncer, considerando os tempos atuais em que surgem novas urgências, sendo fundamental cuidar da própria saúde mental, base sobre a qual se pode edificar soluções dos problemas cotidianos.


Dr. João Palma Filho
Psicólogo – CRP 146.528

Este artigo foi publicado na edição 1529 do jornal Regional News

Total Page Visits: 717 - Today Page Visits: 1
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook
Facebook
YouTube
Instagram
Open chat
1
Olá! Agradecemos por estar aqui. Como podemos te ajudar?