Restaurar e reparar

A restauração é uma arte que permite recuperar algo das marcas e dos prejuízos do tempo. Restaurar é um processo químico e técnico, complexo, como por exemplo, restaurar um livro, um quadro, uma obra de arte. Significa restabelecer a aparência, a melhor possível, e a funcionalidade, conforme o caso. Quando nos deparamos na clínica com sujeitos com doenças crônicas, muitas vezes a intenção desses pacientes é no sentido de restauração das condições plenas de funcionamento do aparelho biológico a partir do psíquico, levar a uma condição anterior, reconstituindo as funções lesadas ao longo do tempo.

Lamentam a doença que assumiu um papel de grandeza em suas vidas, exigindo cuidados extremos para manter uma qualidade de vida ou, em alguns casos, a própria vida. Entendem que o tratamento psicológico se apresenta como última instância para tentar restaurar a saúde num processo de doença, que surgiu há décadas e que se manifesta agora.

O percurso psicanalítico não propicia esta restauração, mas reparação. Reparar para a psicanálise tem o sentido de reinterpretar as posições assumidas durante a vida, passando a compreendê-las de maneira mais abrangente e profunda. O tratamento favorece o autoconhecimento de modo a cuidar melhor de si, com melhor qualidade de vida, aprendendo a estabelecer limites nas relações interpessoais e isso não é pouco.

Dr. João Palma Filho
Psicólogo – CRP 146.528
Matéria publicada no jornal Regional News, edição n°1602

Total Page Visits: 393 - Today Page Visits: 6
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook
Facebook
YouTube
Instagram
Open chat
1
Olá! Agradecemos por estar aqui. Como podemos te ajudar?