Você acredita em psicologia?

Psicologia não é coisa para se acreditar, não é uma crença, é uma ciência que tem métodos de pesquisas conforme seus pressupostos teóricos. Tudo que é afirmado por um cientista, pode e deve ser conferido por outros que validam ou não as publicações.

Antes dos estudos científicos, tudo estava envolto em opiniões de filósofos e outros pensadores. Tudo era muito imaterial e pouco verificável.

Na Alemanha, começaram os estudos em laboratórios, observando comportamentos de animais e de humanos.

Na América se desenvolveu o Behaviorismo; surgiram os termos tais como estímulo e resposta, comportamento condicionado, com grande influência no ensino.

Partindo do sofrimento psíquico, Freud desenvolveu a psicanálise, donde se popularizaram os termos: inconsciente, subconsciente, ego, superego, traumas, repressão.

A prática analítica é a livre associação na busca de entendimento do sofrimento.

Na América, surgiu a psicologia humanista, o homem no seu meio. Não focaliza o sofrimento, mas as possibilidades de desenvolvimento pessoal. Não há aconselhamento, mas acolhimento do momento do cliente.

Não se pode dizer qual é a melhor ou pior, em todas podem existir bons profissionais, para ajudar a pessoa encontrar seu melhor caminho.

Dr. Pedro Santo Rossi, psicólogo humanista
www.psirossi.com
Psicólogo voluntário HEFC
Matéria Publicada no jornal impresso Regional News edição 164

Total Page Visits: 462 - Today Page Visits: 1
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook
Facebook
YouTube
Instagram
Open chat
1
Olá! Agradecemos por estar aqui. Como podemos te ajudar?