A psicoterapia e a prevenção do câncer de mama

Comentamos que as campanhas de prevenção e diagnóstico precoce são essenciais para alertar sobre a necessidade de cuidar da própria saúde, tendo em vista a existência de fatores que contribuem para aumentar o risco, principalmente aqueles concernentes à qualidade de vida. Desnecessário mencionar a importância dos cuidados redobrados, nos casos em que existe uma predisposição, por conta da hereditariedade.

Entender que os riscos são para os outros, assumindo uma postura de invulnerabilidade, apenas contribui para um descuido que amplia as chances de evolução para um quadro da doença com maior gravidade. Isso porque são postergadas as providências iniciais que poderiam resultar em menor sofrimento para a saúde física e mental.

Desse modo, apesar das urgências decorrentes do Covid-19, elas não podem excluir a necessidade de cuidado dos outros campos da saúde física. Nesse aspecto, cabe considerar o quanto a psicoterapia pode contribuir, favorecendo condições para ressignificar os valores e os conceitos, com possibilidades para compreender melhor a si e a suas experiências, criando oportunidades de crescimento pessoal, bem como refletir sobre as condições para cuidar da própria saúde.

O que é psicoterapia
A psicoterapia, ou simplesmente terapia, surgiu a partir de conceitos da psicologia, que trabalha a partir do diálogo e da conversa as questões emocionais, oferecendo abordagens construtivas, conexão com o subconsciente e novas ferramentas para lidar com problemas de estresse, luto, ansiedade, transição de vida e carreira, relações interpessoais, entre outros.

Esse acompanhamento, que pode ser realizado de forma individual, ou em casal, ou em grupo, traz diferenças mentais e comportamentais significativas para o dia a dia de quem busca o tratamento, independente da motivação que o fez dar esse passo. O trabalho, como mencionamos, é baseado na fala e envolve tanto a participação do psicoterapeuta quanto do paciente, que juntos irão construir um espaço de expressão e análise mais clara dos pensamentos e questões abordados. (Fonte: https://zenklub.com.br/blog/saude-bem-estar/psicoterapia/)

                                                                                                         Dr. João Palma Filho

Psicólogo – CRP 146.528

Total Page Visits: 407 - Today Page Visits: 2
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook
Facebook
YouTube
Instagram
Open chat
1
Olá! Agradecemos por estar aqui. Como podemos te ajudar?