A psicoterapia e a prevenção do câncer de mama – parte 03

Nesse terceiro segmento, vamos apresentar alguns aspectos da psicanálise como um percurso possível para se compreender sobre o cuidado de si e a prevenção do câncer. A psicanálise entende que há um determinismo na vida mental e, portanto, não há o acaso nesse campo.

Os processos de pensar e agir estão associados ao inconsciente e à constituição na infância. Alguns teóricos da psicanálise antecipam essa constituição para o primeiro ano de vida. Assim, podemos mencionar, como exemplo, a alimentação do bebê. Com a alimentação vem o carinho e atenção.

Como se está falando dos registros iniciais na organização psíquica, essa satisfação e essa maneira de se relacionar com o mundo externo se torna fundamental. Então, há pessoas que recorrem à ingestão de alimentos como possibilidade de atender suas questões emocionais. Desse modo, o conceito de determinismo psíquico propicia compreender que há pessoas com péssimos hábitos alimentares, apesar de ampla divulgação dos prejuízos provocados à saúde e que elevam o risco de câncer. Portanto, numa visão psicanalítica importa reconhecer que há uma causalidade na maneira de pensar e agir, sujeita à ressignificação e mudanças, vendo-se implicado nas escolhas que faz.

Dr. João Palma Filho
Psicólogo – CRP 146.528

Total Page Visits: 139 - Today Page Visits: 1
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook
Facebook
YouTube
Instagram
Open chat
1
Olá! Agradecemos por estar aqui. Como podemos te ajudar?