Alguns cuidados nas relações interpessoais

Observa-se na clínica, que a falta de uma conversa no lar pode produzir consequências nefastas para um relacionamento interpessoal. Um mal entendido sofre uma ampliação, como se fosse aplicada uma lente de aumento no problema, então, observa-se uma indignação, daquele que não se sente reconhecido em suas dificuldades ou dores.

Às vezes, a dor pode se expressar no campo físico, mas, certamente, frequenta o campo mental e estamos nos referindo ao sofrimento que vai se agravando na medida em que a pessoa vai remoendo a questão. Desse modo, há decisões equivocadas na vida por falta de uma boa conversa. Algo simples de se resolver pode sofrer uma potencialização, assumindo como consequência a quebra de vínculos e provocando isolamento.

Porém, conforme a gravidade da situação pode haver a necessidade de separação, para se evitar um mal maior. Há situações ampliadas que, em outros momentos, poderiam ser consideradas de pouco significado, portanto, escutar o outro, dentro do lar, significa estar atento a como se é interpretado por essa pessoa e estar sujeito a mudanças.

Isso somente vai se descortinar caso se pretenda realmente conversar e não simplesmente convencer, desenvolvendo condições para o autoconhecimento, cujo processo tem a ver com a relação interpessoal com o outro. 

Dr. João Palma Filho

                                                                                              Psicólogo – CRP 146.528

Total Page Visits: 529 - Today Page Visits: 1
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook
Facebook
YouTube
Instagram
Open chat
1
Olá! Agradecemos por estar aqui. Como podemos te ajudar?