O que é saúde?

A Organização Mundial de Saúde (OMS) define saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades”. Direito social inerente à condição de cidadania, que deve ser assegurado sem distinção de raça, de religião, ideologia política ou condição socioeconômica, a saúde é assim apresentada como um valor coletivo, um bem de todos.

Em uma publicação de 2000, a Organização das Nações Unidas (ONU) reforça esse conceito, apontando quatro condições mínimas para que o Estado assegure o direito à saúde ao seu povo: disponibilidade financeira, acessibilidade, aceitabilidade e qualidade do serviço de saúde pública do país. Assim sendo, as questões que envolvem a saúde são diversas dentro do contexto coletivo e individual de cada ser.

Atualmente um maior número de pessoas apresentam péssimas condições de saúde. Mesmo bem fisicamente e em ótimas condições financeiras são diagnosticadas com depressão, estresse, dores diversas sem explicações.

Ao mesmo tempo, nos deparamos com pessoas fisicamente muito debilitadas, com diagnósticos tão comprometedores que demonstram alegria, bem estar e mesmo contando com analgésicos fortíssimos diariamente, mantém-se com tranquilidade, prazer em viver e conviver com seus amigos, parceiros, familiares, vizinhos e dizendo ter saúde.

Então, de que e de quem depende a sua saúde?

Simone de Gasperi Monteoliva P.Cestarolli
Coordenação do Ambulatório HEFC
Matéria publicada no jornal Regional News ed. 1640

Total Page Visits: 609 - Today Page Visits: 1
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook
Facebook
YouTube
Instagram
Open chat
1
Olá! Agradecemos por estar aqui. Como podemos te ajudar?