Os cuidados com a saúde: novembro azul

O propósito da campanha “Novembro Azul” é alertar sobre os cuidados com a saúde e despertar sobre a necessidade da realização de exames para diagnóstico precoce do câncer de próstata.

O Instituto Nacional do Câncer – INCA, esclarece que o câncer de próstata é considerado uma doença da terceira idade e quando detectado precocemente, tem maior chance de cura. Porém, diante de fatores genéticos, isso aumenta a necessidade de atenção em relação a esse tipo de câncer, principalmente quando consta essa doença no histórico de pai ou irmão, antes da idade de 50 anos.

Importa lembrar sobre o aumento do risco, em virtude de excesso de gordura corporal e os casos de exposição a determinadas substâncias químicas. Assim, há de se destacar o autocuidado como condição para melhores chances de tratamento, na hipótese de aparecimento da doença. Temos que considerar que as providências de autocuidado informam sobre a saúde mental. Isso porque deixar de estar atento a si, às suas questões de saúde física, alertam sobre questões emocionais que merecem cuidado.

Desse modo, a prevenção é essencial, principalmente, nos casos de histórico familiar, como mencionamos, é fundamental que amigos e parentes estejam alertas no sentido de auxiliar essa pessoa na busca dos serviços de saúde.

Dr. João Palma Filho
Psicólogo – CRP 146.528
Matéria publicada no jornal Regional News, edição n°1584

Total Page Visits: 484 - Today Page Visits: 2
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook
Facebook
YouTube
Instagram
Open chat
1
Olá! Agradecemos por estar aqui. Como podemos te ajudar?