As relações humanas fazem parte de nossa existência no mundo, quando se fala em relações podemos incluir desde os variados sistemas familiares, relações afetivas e relações de amizade. Dentro dessa dinâmica é possível perceber as diversas formas de aceitar o outro, conviver e estabelecer vínculos.
Com toda a evolução tecnológica a sociedade tem acostumado a viver de maneira mais isolada, utilizando os contatos virtuais e trocando encontros presenciais por reuniões online. Apesar de toda essa dinâmica é possível estabelecer um equilíbrio não deixando que esses avanços tecnológicos, também necessários no nosso dia a dia, possam transformar os vínculos em apenas contatos superficiais.
É verdade que existem aqueles que mesmo a distância, atuam como porto seguro, ponto de partida e de chegada e em todos os momentos possam servir de força e superação, mas nos momentos mais difíceis até mesmo naqueles em que sentimos a dor da solidão pode ser que se olharmos para os lados e não encontrarmos ninguém presencialmente para nos apoiarmos talvez seja necessário nos abrirmos ao novo, às novas oportunidades.
Se sentir completo existencialmente é também possuir verdadeiras relações de amizade. O ser humano tem a necessidade do contato físico, do abraço, do toque, do olho no olho, e este contato em algumas situações é insubstituível.
Vamos nos esforçar para estarmos presentes fisicamente na vida daqueles que amamos?
Ligia Guilhermina da Silva
Psicóloga
CRP 06/125146
Matéria publicada no jornal Fala Regional