Um caminho de novas possibilidades – parte 2

Comentamos na semana passada que o desconhecido ativa a imaginação e, muitas vezes, imersos num contexto de dificuldades, incita a criação de monstros. É necessário explorar melhor o que se tem como recursos para superar as dificuldades.

A imaginação é um importante recurso psíquico que dispomos, responsável pela evolução no emprego dos recursos materiais e de intelecto, mas, também, pode sustentar a criação de muralhas que embargam as chances de progresso pessoal. Desse modo, a compreensão do mundo depende da interpretação de cada pessoa, portanto, sujeita a mudanças e a atitude de cada um pode trazer oportunidades de crescimento pessoal.

Por exemplo, as relações com determinada pessoa estão difíceis, não necessariamente são difíceis. Existem relações difíceis, bem é verdade, mas em muitas situações cabe indagar a si mesmo por que afeta, se há impaciência, algo que remete a um embaraço, a relações difíceis no passado, que impede o crescimento pessoal.

Assim, é possível mudar uma relação interpessoal, construída com equívocos ao longo do tempo. Muitas vezes, uma relação ao aguardo de uma reinterpretação norteada pela ética faz alcançar o crescimento de si e do outro.


Invista numa boa conversa.

Dr. João Palma Filho
Psicólogo – CRP 146.528

Total Page Visits: 659 - Today Page Visits: 1
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook
Facebook
YouTube
Instagram
Open chat
1
Olá! Agradecemos por estar aqui. Como podemos te ajudar?