Minhas atitudes falam por mim

A necessidade de falar demasiadamente pode estar relacionada ao desejo de validação particular de cada pessoa, dentre outras características.

Demonstrar carência de ser validado pelas pessoas que nos cercam, envolve medo de ausência de aceitação do outro ou até mesmo uma rejeição social, comportamento esse que podemos identificar com maior frequência nos adolescentes que se encontram em processo de desenvolvimento humano na busca pela sua própria identidade e acabam sentindo o receio de não serem aceitos no meio social em que vivem pelos seus colegas, amigos e até mesmo familiares.

Em contrapartida a esse fato, pode também existir esse determinado comportamento em adultos, onde podemos identificar a dificuldade que ele viveu no passado de superação e de conquista dessa etapa de desenvolvimento humano da adolescência e juventude, a qual todos arrastamos para a vida adulta alguns traumas que muitas vezes influenciam em diversas situações do cotidiano, aspectos que deveriam ter sido resolvidos no passado.

Não podemos generalizar essa característica da reflexão suposta, porque sabemos que o desenvolvimento humano do indivíduo é influenciado por diversas situações, vivências e pessoas de variados lados, como ambiente que vive, família, aspectos pessoais e situações e experiências adversas no decorrer da vida. Além disso, cada pessoa é única e tem sua maneira e seu tempo de crescer em maturidade e personalidade, estamos refletindo sobre apenas um ponto e aspecto que acontece com frequência no comportamento humano.

Portanto, uma das conhecidas frases do senso comum tem bastante sentido ao descrever que:

 “As palavras podem passar, mas as atitudes permanecem porque podem falar muito mais de nós. ”

Ligia Guilhermina da Silva – Psicóloga e Responsável Técnica da Psicologia HEFC

CRP 06/125146

Total Page Visits: 347 - Today Page Visits: 1
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook
Facebook
YouTube
Instagram
Open chat
1
Olá! Agradecemos por estar aqui. Como podemos te ajudar?